meu cadastro | meus pedidos | cadastre-se

Escolas » 7 coisas imperdíveis para fazer em Florianópolis

Florianópolis, querida Ilha da Magia, encanta por sua natureza. Esse top é para aquele visitante que gosta de viajar de forma sustentável, que precisa conhecer a “alma” da cidade, sua história e está disposto a vivenciar experiências diferenciadas, mergulhar na cultura local, relaxar e integrar-se à natureza.

Faça uma trilha: Somos famosos pelas mais de 40 praias, e eu te digo que algumas das mais bonitas você tem que caminhar e não precisa ser atleta, tem para todos os níveis. Conheça a trilha de cerca de 2 horas que vai da Barra da Lagoa até a praia Mole e do alto terá a mais bela visão da Lagoa da Conceição, das praias da Galheta e da Barra. Caminhe da Lagoa da Conceição até a Costa da Lagoa, comunidade tradicional, com várias opções de restaurantes deliciosos e com cachoeira (dá para voltar de barco). Conheça praias como Naufragados, Gravatá e Saquinho que dão cerca de 1 hora ida caminhando. Ou uma caminhada bem curta da Barra da Lagoa até as piscinas naturais, da Solidão até sua cachoeira ou até mesmo da praia da Armação até o Matadeiro. O importante é caminhar!

gravatá5

Praia do Gravatá

Visite uma Fortaleza: Floripa tem 4 fortalezas lindas e 3 delas podem ser visitadas, além de pequenos fortes. O mais tradicional é ir nos barcos piratas, mas há também como visitar uma delas por terra. Ao lado da famosa Jurerê Internacional fica a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na praida do Forte com ingresso de R$ 8,00, é muito bem conservada. No centro da cidade, na famosa avenida beira mar, tem o Forte de Santanna, um forte pequeno e bem preservado com uma das melhores vistas da ponte Hercílio Luz. No local, também tem o Museu de Armas Lara Ribas.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Visite nossas lagoas: A lagoa mais queridinha da nossa cidade é a Lagoa da Conceição, pelas opções de bares e restaurantes, a noite é imperdível. Então ela é uma opção tanto para o dia quanto para a noite. Leve sua canga e aproveite para fazer um piquenique em seu gramado, mas não é recomendado tomar banho lá, já que a água é imprópria. Se você quer tomar uma delicioso banho de Lagoa, aí vá para a Lagoa do Peri, no Sul da Ilha. Essa lagoa que faz parte de um parque municipal, tem a preservação como diferencial.

DSC01288OK

Lagoa do Peri

Experimente comidas típicas: Eu diria que típico mesmo em Floripa é provar o berbigão. Esse nome divertido é designado para um molusco, que pode também ser conhecido como vongole. Extraído artesanalmente por comunidades locais, na gastronomia resulta num bom pastel, mas infelizmente está cada vez mais escasso de encontrar. Depois do berbigão é hora de provar as ostras. Isso por que Floripa é o maior produtor do Brasil e em nenhum outro lugar você vai comer ela tão fresca, e se não encarar crua, tem com queijo, alho óleo, defumada, de todas as formas, o povo aqui é muito criativo!

994769_196174163871118_348671253_n

Ribeirão da Ilha, fazenda de ostras

Visite projetos ambientais: É sempre muito legal ver gente que cuida dos animais com muito amor, ainda mais bichinhos que não estamos habituados. E em Floripa, na Barra da Lagoa tem o projeto Tamar de tartarugas marinhas, conhecido no Brasil todo com uma estrutura bem confortável para o turista. Na Lagoa do Peri, tem o projeto Lontra com seu refugio animal, é impossível não se apaixonar por elas. E para visitação gratuita, o Parque Estadual do Rio Vermelho oferece uma trilha guiada com diversos animais silvestres, numa proposta super educativa.

Projeto Lontra, Lagoa do Peri

Projeto Lontra, Lagoa do Peri

Visite bairros históricos: Pode ser uma caminhada pelo centro histórico, no Mercado Municipal, pequeno, mas amigável. Aproveite e caminhe pela Praça XV, descanse no Jardim do Palácio Cruz e Souza, vá até a Igreja Nossa Senhora do Rosário e se quiser saber mais sobre a história do local, contrate um guia certamente. Depois vá até Santo Antônio de Lisboa, simpático bairro de águas tranquilas conhecido pelo seu famoso pôr do sol, visite sua igreja, conheça o artesanato local. Ou vá para o Sul da Ilha conhecer o Ribeirão da Ilha, vilarejo com arquitetura de influência portuguesa e ainda um local muito tranquilo para desfrutar. Tanto Santo Antônio de Lisboa como Ribeirão da Ilha fazem parte das duas rotas gastronômicas da ilha.

DSC01262

Ribeirão da Ilha

Aventure-se: Uma caminhada mais extensa para chegar na selvagem Lagoinha do Leste ou contornar do Santinho até a Praia do Moçambique. Um stand up paddle em Sambaqui e, imagine, em uma prancha de garrafa pet? Fazer um caiaque na Lagoa do Peri ou na Fortaleza da Barra. Saltar de parapente e ter a mais bela visão da Praia Mole. Mergulhar e conhecer as profundezas de Floripa, opções de aventura são muitas.

Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste

Texto produzido por Jaqueline Vargas, jornalista, guia de turismo em Florianópolis, condutora cultural do centro histórico, condutora ambiental de Trilhas e coordenadora da agência Ecoexperiências.