
Engana-se quem acredita que Floripa só tem praias, pois a cidade revela ainda deliciosas cachoeiras. O antigo Caminho da Gurita localiza-se no Parque Municipal Lagoa do Peri, no sul da Ilha de Santa Catarina, entre a Praia da Armação, Sertão do Ribeirão e Ribeirão da Ilha.
A trilha inicia dentro do Parque, uma unidade de conservação, onde já é possível contemplar a maior lagoa de água potável superficial da ilha e a floresta mais preservada de Florianópolis.
A captação da água da Lagoa do Peri para o abastecimento da população do sul da Ilha de Santa Catarina e a floresta em alto grau de regeneração são os principais elementos de preservação do lugar e proporcionam ao visitante um riquíssimo contato com a fauna e flora local.
Atravessaremos o parque passando por antigas casas e ruínas de engenhos construídas por escravos que ainda resistem ao tempo, nos remetendo a uma viagem ao século XIX.
O visitante reconhece o modo de ocupação e cultivo local, observa nitidamente a floresta em regenaração e finalmente pode desfrutar de bom banho de cachoeira e piscinas naturais.
Início: Parque Municipal Lagoa do Peri
Final: Ribeirão da Ilha

Principais Atrativos:
Cachoeira, lagoa de água doce, Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa), vegetação de restinga, córregos, fauna e flora, ruínas e história dos antigos engenhos.
Grau de Dificuldade:
O caminho apesar de longo, possui poucos declives. Alguns obstáculos são encontrados como blocos de rocha. Dificuldade média.
Extensão Aproximada:
5 km
Duração da Atividade:
5 horas
3 horas (caminho até a cachoeira, com breves paradas em locais pré-definidos no roteiro)
2 horas (Lanche, descanso e recreação)
Alimentação:
Almoço opcional na comunidade do sertão do Ribeirão
O conduzido deve levar seu próprio lanche e água.